"Desvio" – Ana Pessoa
![](https://ddfc030dcf.cbaul-cdnwnd.com/122d928a3301a8d043e193c4ffca5702/200000014-a7de1a7de4/21894276_ckhT4.jpeg?ph=ddfc030dcf)
Miguel é um rapaz de dezoito anos que está a viver um ano péssimo: o seu cão morreu, não passou a matemática, foi operado ao joelho e a Susana quis que fizessem uma pausa na sua relação.
É quando os seus pais vão de férias e ele fica sozinho em casa que nos são dados a conhecer os seus pensamentos, a sua vida e a sua personalidade. Miguel é um rapaz solitário que gosta de videojogos, de tirar fotografias, de fumar e de marcar a diferença. Numa viagem através da sua mente, somos convidados a refletir sobre a afirmação da nossa individualidade, a passagem contínua e cíclica do tempo, o amor, a felicidade, o futuro, o papel das redes sociais na atualidade e a permanente espera por "algo que não sei o que é".
Ana Pessoa regressa num formato fora do comum, mas mantém o seu estilo tão característico: põe no papel os pensamentos dos adolescentes, completamente desprovidos de embelezamentos e filtros. Franca, engraçada e sem papas na língua, Ana Pessoa conquista-nos pela sua capacidade de expressar aquilo que, na maior parte das vezes, não passa da nossa mente.
Tendo lido todos os livros anteriores da autora, tive o prazer de reencontrar nesta banda desenhada a cidade e as personagens de outras histórias, que assim se entrelaçam maravilhosamente.
As ilustrações são muito cativantes, repletas de cores vivas e detalhes que se vão descobrindo à medida que se olha para elas. A disposição das vinhetas é diferente do habitual em certas páginas, e há até algumas que sintetizam numa vinheta o conteúdo que devia estar em várias.
Valeu a pena fazer um "desvio" da minha rota de leituras de verão para descobrir esta novidade literária!
Mas se calhar a felicidade é isso. Pertencer a qualquer coisa. Estar numa fila. »