"O Monte dos Vendavais" - Emily Brontë
![](https://ddfc030dcf.cbaul-cdnwnd.com/122d928a3301a8d043e193c4ffca5702/200000085-d90d4d90d6/500_9789722038959_o_monte_dos_vendavais.jpg?ph=ddfc030dcf)
"The Wuthering Heights", no seu original, conta a história da paixão entre Heathcliff e Catherine Earnshaw, um amor tempestuoso que afetará todos aqueles que rodeiam estas duas personagens. Heathcliff, adotado por Mr. Earnshaw, o chefe da família do Monte dos Vendavais, é por ele muito acarinhado e concentra a maior parte das suas atenções. Por isso, Heathcliff é posto de parte por Hindley, o filho mais velho de Earnshaw, mas estabelece uma relação próxima com Catherine, a filha mais nova. Contudo, as visitas da família Linton, a afeição demonstrada por Catherine em relação a Edgar Linton e a humilhação a que é sujeito pela parte de Hindley após a morte do pai levam Heathcliff a acreditar que o seu intenso amor por Catherine não é correspondido. Após esta casar com Edgar devido à sua situação económica, Heathcliff parte do Monte dos Vendavais para regressar anos depois, decidido a levar a cabo a sua vingança. Catherine tem um filho com Edgar e morre no parto, o que leva Heathcliff a desencadear o seu plano vingativo face a Hindley e a Edgar. Uma obra sobre amor e vingança que tem como plano de fundo as charnecas do Yorkshire.
Antes de iniciar a leitura, esperava que este livro se assemelhasse aos romances de Jane Austen que já tinha lido, e estava por isso um pouco reticente em relação ao prazer que teria ao lê-lo. Fui agradavelmente surpreendida quando descobri que se trata de um registo muito diferente do de Jane Austen, possuindo uma narrativa cativante que agarra o leitor desde o início. O vocabulário e estrutura não deixam de ser típicos de uma narrativa dos séculos XVIII-XIX, mas a escrita não é entediante nem "mastigada", é fluída, fácil de entender e leva o leitor a interessar-se pela história. Esta, em si, tem um bom enredo, algo complexo em termos de relações entre as personagens e muito intenso nos sentimentos que elas nutrem umas pelas outras. O leitor fica interessado na história que se desenrola e complexifica, e quer chegar ao fim do livro o mais rapidamente possível para descobrir o desfecho da vingança de Heathcliff. Com alguma descrição, mas não excessiva, e diálogos expressivos, somos levados para o Yorkshire do final do século XVIII e partilhamos com as personagens os dramáticos acontecimentos do Monte dos Vendavais. Uma obra clássica e marcante da literatura inglesa, cuja leitura recomendo.